terça-feira, 14 de outubro de 2008

Atividade Pedagógica


Movimento uniforme de bolhas confinadas


Prof.: Neylor Silva


Resumo
Os alunos assistirão a uma aula de laboratório a respeito do movimento uniforme de bolhas confinadas e produzirão um relatório de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelecendo relações entre o que foi estudado em sala de aula e situações práticas facilmente verificáveis em laboratório e no cotidiano.
A turma utilizará o laboratório de informática, portanto será previamente preparada para tal, no que diz respeito às ferramentas a serem utilizadas no decorrer das atividades. Inicialmente os alunos receberão um breve introdutório sobre o Linux Educacional e Broffice, em seguida farão uso da internet para realizar uma pesquisa sobre o movimento uniforme: conceito e características pra formulação da fundamentação teórica do relatório.
Os alunos utilizarão a ferramenta writer para editar o texto do relatório, e em seguida a ferramenta calc para a realização de cálculos e construção dos gráficos que comporão a análise dos resultados obtidos em laboratório. Finalmente cada aluno entregará o relatório enquanto instrumento avaliativo.
Objetivos
Estimular a observação e o interesse pela pesquisa;
Reconhecer a importância da informática e de suas ferramentas enquanto instrumentos facilitadores da aprendizagem;
Observar um fenômeno, onde objetos se deslocam com velocidade constante;
Conhecer e estimular o uso das ferramentas do Broffice, na realização de atividades;

Tempo necessário
Aproximadamente 4 aulas

DESCRIÇAO DAS ETAPAS

Etapa1: Apresentação de um breve introdutório sobre o Linux Educacional e Broffice;

















Etapa2: Os alunos utilizarão a internet para realizar uma pesquisa sobre o movimento uniforme: conceito e características.


















Etapa3: Os alunos utilizarão à ferramenta writer para editar o texto do relatório.

















Etapa4: Os alunos utilizarão a ferramenta calc para a realização de cálculos e construção dos gráficos.



















RESULTADOS


Nenhum comentário: